Rações Extrusadas
As rações extrusadas são novas no mercado e há muito que se aprender sobre sua utilização. Mas os criadores já tem encontrado alguns benefícios em adotá-las em seus plantéis. Seguem algumas considerações:
Com as extrusadas, o criador não precisa se preocupar com o equilíbrio nutricional do pássaro. Cada partícula de ração contém todos os elementos que a ave necessita para ter uma boa constituição alimentar.
Mesmo que o pássaro faça seleção entre as cores da ração (ex: come as bolinhas "verdes" e deixa as "vermelhas" de lado), não haverá problema nenhum; pois os nutrientes presentes em cada uma das partículas são iguais.
Também com as extrusadas o ambiente do pássaro fica mais limpo, diminuindo as chances da ave contrair doenças. O criador não precisa ficar soprando o cocho e o chão do criatório fica mais limpo.
Quanto ao transporte e a manutenção das rações, há mais benefícios. Elas são engarrafadas ou empacotadas dentro dos laboratórios fabricantes (o que diminui em muito o risco de qualquer tipo de contaminação).
Um dos problemas da utilização das rações é o seu preço. Por mais que elas sejam fabricadas por diferentes empresas (com diferentes preços) elas certamente são mais caras do que as sementes.
Uma outra dificuldade é o acesso: nem todas as cidades do Brasil contam com lojas e petshops que recebem estas rações. Também as empresas que vendem produtos para aves por internet não conseguem atender a todas as cidades do país.
Há ainda uma outra dificuldade: uma das grandes barreiras que os criadores encontram para utilizar as rações é mesmo a aderência por parte dos pássaros. Alguns dos pássaros têm muita dificuldade em pegar a ração (o que desanima seus donos, que acabam desistindo de utilizar as extrusadas).
O Coleiro é um dos pássaros que mais oferece resistência às rações extrusadas, pois há uma inclinação genética muito forte que faz com que eles exijam sementes. Mas se o criador desejar, ele pode insistir em fazer a migração da alimentação de seu pássaro - de sementes para rações. Aqueles que criam Coleiros já sabem: talvez tenham um pouco mais de trabalho.
Para quem for aderir à alimentação à base de rações extrusadas, recomenda-se as marcas Alcon (Ração "Alcon Club"), Megazoo (Ração "SM16") e Nutrópica (Ração "Pássaros Brasileiros"). Essas são marcas facilmente encontradas no mercado e que gozam de credibilidade.
Um item que é fundamental na boa alimentação da ave é a areia lavada (também conhecida como areia esterilizada, ou grit mineral). Este é um produto facilmente encontrado em lojas e sites especializados em produtos para aves. Ele é importante porque ajuda na digestão.
Por fim, o que mais importa é que o Coleiro receba alimentação adequada, limpa e de boa procedência; para o bem de sua saúde e satisfação de seu dono.